vídeos que divulguem seu site ou negócio.
Esse vídeo será em formato de depoimento no qual você ou algum dos seus
clientes deverá aparecer na web cam e falar sobre sua experiência com os seus
produtos/serviços ou sobre sua loja ou outro tema que você julgue relevante.
Basicamente, existem duas formas de produzir o vídeo. A primeira é
utilizando qualquer aplicativo de gravação pela web cam, ou seja, primeiro você
faz o vídeo e depois o envia ao Youtube. Já a segunda forma é a criação do
material diretamente pelo Youtube, onde a produção e a postagem ocorrem
praticamente ao mesmo tempo.
Em ambos os casos, o processo é bem simples, porém nessa aula nosso foco
será o ensino de criação e edição do vídeo depoimento direto no Youtube, afinal
essa é a forma mais prática e rápida.
Pois bem, vamos começar a produção do vídeo.
Antes de mais nada, abra o Youtube e faça login. Em seguida, clique no seu nome para que essas opções apareçam:
Dentre tais opções escolha “Gerenciador de vídeos”. Assim, você
será direcionado a essa página:
Vá em “Enviar” e selecione “Gravar da Web Cam” como mostrado na figura
abaixo.
Em seguida o Youtube irá pedir permissão para acessar a sua web cam.
Clique em permitir.
Com isso, a sua imagem deverá aparecer no vídeo. Quando você se sentir
pronto para começar a dar o seu depoimento clique em Iniciar a gravação.
No depoimento, você (ou seu cliente) deverá falar sobre o assunto
escolhido sempre com segurança e tentando incentivar o ouvinte a comprar o
produto/serviço em questão. Para isso, lembre-se de preparar de antemão o que
irá dizer o como dirá. Ninguém melhor do que você mesmo para determinar o que é
importante constar nesse vídeo de divulgação.
Não obstante, passamos aqui algumas dicas sobre o que incluir
no vídeo: Comece descrevendo as características básicas do site/loja, para em
seguida abordar as razões pelas quais as pessoas que estão assistindo devem
comprar o seu produto/serviço. Comente sobre os seus diferenciais, o que seu
negócio tem de especial. E o mais importante: quem estiver falando no vídeo
deve passar confiança.
Ao terminar o vídeo, clique em “Parar a gravação”.
Clique no botão “Enviar” no canto inferior direito para que o
Youtube processe o vídeo e lhe direcione à seguinte página:
Nessa página você pode visualizar o seu vídeo, basta dar play.
Mas, o importante nessa tela é a edição do Título,
Descrição, Palavras-chave e Categoria.
Em título é recomendado que você coloque algo que chame a atenção das
pessoas para que elas tenham vontade de assistir ao seu vídeo. Use a imaginação
para criar um título bem chamativo e condizente com o seu negócio ou site.
No item descrição você precisa criar uma mensagem que venda o produto ou
serviço tema do vídeo. Mais uma vez, a criatividade é sua melhor amiga.
No campo palavras-chave insira os termos que você deseja que quando
alguém pesquisar utilizando um deles o seu vídeo seja mostrado. Por exemplo,
uma loja online de livros deve ter como palavras-chave, dentre outras,
“livraria online”, “leitura”, etc. É importante incluir muitas palavras-chave,
assim o seu vídeo será mais facilmente encontrado. Lembre-se de separa-las com
vírgula.
A categoria você precisa escolhê-la entre as opções fornecidas. É bem
intuitivo definir em qual categoria o seu vídeo se encaixa.
Os itens “Configurações de privacidade” e “Licença e
propriedade de direitos” não precisam ser alterados, as configurações
padrão (“público” e “licença padrão do Youtube”, respectivamente) são as
ideais.
Concluídas essas etapas clique em Salvar alterações.
Para continuar a edição, vá para a aba “Configurações avançadas”, cuja
tela está na imagem abaixo.
Aqui você poderá permitir ou não os comentários, isso depende apenas da
sua opinião. Além de outras opções também relacionadas à interação dos usuários,
sendo que todas podem ser desabilitadas caso deseje.
Altere o que quiser e clique em “Salvar alterações” novamente.
Pronto! O vídeo já está salvo com as alterações.
Pronto! O vídeo já está salvo com as alterações.
Porém, ainda não terminamos. Outra coisa que podemos fazer para
despertar o interesse das pessoas em ler a descrição - onde está o link do seu
site - é inserir anotações no vídeo.
Para isso vá até Anotações, no alto da
página:
Entrando na tela de anotações, clique em Adicionar anotação e escolha uma das opções. Neste exemplo escolhemos o balão de dialogo.
Após escolher uma opção, deixe o cursor do vídeo em cima do tempo no
qual deseja inserir a anotação. Nesse caso escolhemos 1 segundo.
Vá até a caixa “Balão de diálogo” que surgiu no lado direito e
digite a sua mensagem. Você ainda pode personalizar a formatação tanto do balão
quanto da letra com as opções mostradas abaixo da referida caixa de texto.
Quanto à duração da anotação, recomendamos deixar o padrão de 5 segundos mesmo.
O número de anotações você é quem decide, porém indicamos que não abuse
da ferramenta para não tirar a atenção do ouvinte (se o vídeo for extenso
recomendamos uma anotação a cada 2 minutos).
Essa mesma regra vale para a localização da anotação no vídeo, procure
evitar que ela comprometa a visualização do vídeo, inserindo a no canto, como
no exemplo abaixo:
Agora é só clicar em Publicar e pronto! O vídeo
já está editado e postado no Youtube.
Muito obrigado pela atenção!
Sucesso a todos!